Onicofagia, o hábito de roer unhas pode ser sinal de alerta

Anúncio

Roer unhas nem sempre é apenas um hábito ou uma mania, na maioria dos casos, o ato já é uma compulsão e certamente um sinal de alerta ao qual você não pode ignorar sob hipótese alguma.

Catalogado cientificamente como onicofagia, o ato de roer unhas compulsivamente pode trazer inúmeros problemas para sua saúde física e mental.

Muitos pacientes acreditam que o ato de roer unhas seria uma das formas de TOC, mas depois de muitos estudos, cientistas chegaram a conclusão de que não tem nenhuma ligação entre o TOC e a onicofagia.

Porém, é alerta para outros transtornos mentais como o défict de atenção, a hiperatividade e o transtorno de ansiedade, entre outros.

Quem tem essa mania precisa de tratamento, no caso um médico psiquiatra ou até mesmo um clínico deve ser procurado para que se feche o diagnóstico.

Em pesquisas recentes alguns paciente disseram que se sentem tranquilos após roer as unhas, outros disseram que o estresse e preocupação os levam a deixar as unhas na carne viva.

Outros paciente disseram ainda que se não conseguirem roer as unhas ficam nervosos ao ponto de não suportar.

Fora estes relatos, ainda temos conhecimento de alguns que querem se livrar da onicofagia e não conseguem, isso porque muitos nem imaginam que precisam procurar ajuda de um profissional da saúde.

A doença atinge todas as faixas etárias, de qualquer raça ou classe social, e precisa ser tratada.

Fonte: Gazeta do Povo

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by acesso@admin-wp