Nosso organismo guarda segredos que nem mesmo os médicos têm conhecimento. Mas algumas questões já foram respondidas.
>> Por que temos miopia?
Até um tempo atrás, acreditava-se que a miopia era basicamente hereditária, com uma pitada de influência do gosto do míope por longas noites de leitura. Segundo estudos recentes, o modo de vida moderno é um fator importante para decidir quem desenvolverá miopia pelo caminho. Uma explicação é a de que a luz do sol nutre os olhos e os hábitos atuais nos deixam muito mais dentro de casa do que fora. Outra resposta para a questão seria o excesso de poluição a que somos expostos diariamente. Baseados nestas descobertas, cientistas já estão desenvolvendo um colírio que pode regredir os sinais da miopia.
>> Até onde chega o umbigo?
O umbigo nada mais é que a cicatrização do corpo em cima da veia e das artérias que ligavam o cordão umbilical à nossa mãe. Ele não é conectado com nenhum órgão interno. Por baixo da pele, temos apenas um tecido fibroso e musculatura.
>> Por que criamos rugas?
Por volta dos 40 anos, nosso corpo começa a produzir menos colágeno do que antes, fazendo a pele perder elasticidade. A gordura abaixo dos tecidos também diminuem, afrouxando a pele e fazendo as rugas aparecerem. É na epiderme, que é a capa exterior da nossa pele, que tudo isso se junta. Em média, uma nova epiderme é produzida a cada 60 dias, quando as células são substituídas por outras novas que crescem por baixo delas. Ao envelhecermos, essa renovação leva mais tempo, o que torna as rugas mais visíveis.
>> É verdade que as unhas mostram nosso estado de saúde?
Sim. Se suas unhas estiverem esbranquiçadas na base e avermelhadas nas pontas, você pode estar com algum problema renal ou hepático. Já as manchinhas brancas podem indicar que você está com falta de minerais. Unhas escamando? É provável que o estresse esteja rondando sua vida.