Sem sobra de dúvidas o Google é a ferramenta de pesquisa mais utilizada pelos internautas de todas as redes sociais. Mas apesar de ser uma excelente fonte para este fim, uma grande polêmica envolveu um de seus resultados de busca recentemente.
Tudo aconteceu quando a relações públicas, Luana Daltro, ficou sabendo através de uma amiga, que sua imagem apareceu no Google quando ela digitou ‘ cabelo feio’ na barra de pesquisa.
Luana Daltro, de 26 anos, então foi tirar a prova dos nove e constatou que ela e várias outras mulheres com seus cabelos cacheados, crespos e volumosos são a resposta para essa pesquisa, como você pode ver no print aqui abaixo.
Luana ficou revoltada, assim como vários internautas, em entrevista, ela disse que chaga a se perverso ver a imagem destas mulheres como resultado de pesquisa no maior buscador do mundo, como é o caso do Google.
Ela diz ainda que é comum ouvir da sociedade que cabelo crespo é feio, e isso fazem até com crianças por pura maldade e preconceito.
O que diz o Google
A empresa respondeu ao questionamento por meio de nota e disse que:
“Os sistemas de pesquisa do Google Imagens levam em consideração vários fatores, incluindo a correspondência de palavras, para exibir resultados”.
Segundo a companhia o mecanismo de legendas foi criado para facilitar o entendimento de que “essas imagens são relevantes para a consulta”, mas reconheceu que as imagens relacionados ao que se buscou nesse caso, pode gerar conflitos internos:
“Pode ser preocupante e dolorosa para quem vê, sem que se tenha o contexto mais amplo. Garantir que todas as pessoas e comunidades possam encontrar resultados úteis no Google Imagens é algo com que nos preocupamos profundamente e estamos trabalhando ativamente para melhorar”.
Fonte: GZH