A papada é formada pelo acumulo de gordura que se forma abaixo do queixo tanto em homens quanto nas mulheres.
Conforme a flacidez na circunferência do pescoço vai aumentando, a papada fica ainda mais em evidência, mas engana-se quem imagina que o incomodo se limita apenas por conta da estética.
1- Síndrome metabólica:
Essa gordura no pescoço, aliado a hipertensão, colesterol desregulado e diabetes, pode ser sinal de um de síndrome Metabólica, por exemplo.
Porém, de acordo com estudos, o diâmetro da gordura no pescoço em mulheres não deve ultrapassar 34 cm , e nos homens 38cm.
2- Síndrome de Cushing
Já ouviu falar na Síndrome de Cushing? essa é outra doença que pode ser notada através do aumento da papada, que se dá por conta do aumento na produção do cortisol.
Dessa forma, o paciente começa a ganhar peso e acumulam gordura na face, no rosto e nas costas, e as estrias se multiplicam e ficam ainda mais salientes que o comum.
3- Alteração na tireoide:
Outra doença que pode causar esse volume no pescoço seria o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo, sendo que em ambas, pode ocorrer o aumento do volume da glândula.
Todo cuidado para manter nossa saúde em perfeitas condições ainda é pouco, por isso se esforce para ter uma vida mais saudável com alimentação mais natural e atividade física regularmente.