O enfermeiro Raimundo Nogueira, foi fotografado em um momento de muita empatia e solidariedade que mostrou o quanto o seu atendimento é humanizado. O caso gerou comoção nas redes sociais.
Raimundo estava de plantão quando chegou o momento de colocar a máscara para aspirar o gás, em um paciente que havia se internado para tratar dos sintomas da COVID-19, município de Caapiranga, a 134 Km de Manaus.
Percebendo que o paciente portador de síndrome de Down estava com medo de colocar a máscara de oxigênio, o enfermeiro abraçou o rapaz para lhe tranquilizar.
A imagem viralizou na internet e após grande repercussão, familiares foram ouvidos em reportagem e disseram que Emerson Junior Loreiro de 30 anos, conseguiu ser transferido para um leito de UTI.
Eliane Loureiro, irmã de Emerson, disse ainda que o irmão estava com muito medo e não deixava que colocassem a máscara de jeito nenhum, quando de repente o enfermeiro entrou na enfermaria e disse’ deixa que eu faço, deixa que eu cuido dele’.
” Foi quando ele abraçou o meu irmão e, só por meio desse gesto, que ele se sentiu seguro. Foi muito bom”.
O enfermeiro Raimundo Nogueira disse em entrevista que o abraço foi o meio que encontrou para ganhar a confiança do paciente.
“Como ele não entende, pois é um paciente especial e eu cheguei próximo dele, dei um abraço, e eu consegui ofertar oxigênio. Assim, ele percebeu que aquele oxigênio fazia parte do tratamento sim, pois até melhorou a respiração dele”.
“A enfermagem é a arte de cuidar, é o compromisso pela vida, a responsabilidade com o paciente e com a saúde”.