No dia 27 de janeiro de 2013, a Boate Kiss, casa noturna localizada na Rua dos Andradas, no centro da cidade de Santa Maria, recebeu centenas de jovens para uma comemoração. No palco, havia dois shows ao vivo.
O primeiro, de uma banda de rock. Depois, foi a vez da Gurizada Fandangueira, de sertanejo universitário. A casa estava lotada: entre 800 e mil pessoas. A boate tinha capacidade para 690 pessoas.

Segundo contou na época o guitarrista da banda, Rodrigo Lemos, o fogo começou depois que um sinalizador foi aceso. Ele disse que os colegas logo tentaram apagar o incêndio, mas o extintor não teria funcionado. Um dos componentes do grupo, o gaiteiro Danilo Jaques, morreu no local.

A carta se inicia dizendo:
“Mãe querida, em primeiro lugar, peço-te, que te acalmes, acalmes estes pensamentos, acredites nestas linhas. Sou eu o André, o teu André. Não penses que sofri ou estou sofrendo, e muito menos descansando eternamente. Mãe, ainda não sei como cheguei por estas paragens, mas me lembro da fumaça, da correria, do cheiro de queimado, foi daí que tropecei e cai esborrachado aqui…”
“Embora ainda sujo, os olhos ardendo, percebi os meus amigos ali juntos e todos eles bem assustados como eu, mas que de alguma forma, estávamos inteiros. Precisando de cuidados médicos, mas vivos. Daí começaram a nos explicar cuidadosamente o ocorrido, enquanto éramos tratados. Estavam comigo e ainda estão, o Pardal, A Neca, o Silvio, o Pedro, a Carol, Suzie, Roger, Pablito e outros que não consigo dizer os nomes.”
“Por enquanto estamos bem ajeitados e nos adaptando a esta nova condição de meio mortos , hahahaha … A vida continua rotineira e tranquila dentro das possibilidades, todos os dias, vamos às alas hospitalares e damos boas vindas aos demais vitimados naquele incidente horrível”.
“Mande abraços de saudades aos meus amigos e amigas. Diga a eles, coragem. A vida não morre! Nem por fogo ou água. A vida é viva. Quem me conhece, sabe que não sou de dobrar diante de nada, e esta tal morte, também não me dobrou. Continuo o mesmo guru. Amo todos, e quando me for permitido, de novo aqui, estarei neste noticiário diferente, mas muito legal. Beijo família… beijo mamãe. André”.