Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia, matando mais de 1,5 mil pessoas no país e quase 600 na vizinha Síria. O tremor foi o mais forte na Turquia desde 1939. De acordo com órgãos nacionais, mais de 2,8 mil prédio foram destruídos na Turquia.
Uma equipe de televisão estava fazendo uma entrada ao vivo das ruas da cidade de Malátia para mostrar como estava a cidade durante o alerta de terremoto.
Durante a apresentação para a rede turca “ANEWS” tanto o repórter quanto o cinegrafista tiveram que sair correndo. Enquanto saiam do local da gravação eles presenciaram um forte tremor, mais uma das dezenas de réplicas do principal tremor.
O apresentador Yuksel Akalan conversou com um homem que saiu do meio da fumaça, assim como com uma família que passou por cima de escombros abraçada com seus cobertores por conta do frio na região. Ele pegou uma menina fragilizada no colo e a deixou em segurança mais pra frente da mesma rua.
Em um vídeo veiculado pela Urfa TV, um prédio desmorona momentos depois do fim do terremoto. Pessoas saem correndo e carros são cobertos pela poeira da demolição em questão de segundos.
Imagens de drones mostraram equipes de resgate na cidade de Adana vasculhando os escombros de um prédio desabado.
Pessoas aparecem sobre pilhas do que sobrou de algumas construções e ajudam umas as outras na retirada desses dejetos.
Vídeos:
Já passam de 2,5 mil mortos o terremoto de escala 7.8 ocorrido na Turquia 🇹🇷 pic.twitter.com/UyhAc8NWJZ
— Julio Schneider 🇧🇷🇺🇸 (@juliovschneider) February 6, 2023
🚨ASSISTA: Prédio de sete andares desaba na Turquia após forte tremor causado por um segundo terremoto. pic.twitter.com/Es8ye2Tv7P
— CHOQUEI (@choquei) February 6, 2023
O tremor durou cerca de um minuto e quebrou janelas, de acordo com uma testemunha da Reuters em Diyarbakir, 350 km a leste, onde um oficial de segurança disse que pelo menos 17 prédios desabaram.