À primeira vista esse bichinho aparência ‘fofa’ parece um ‘bichinho’ de pelúcia, mas ao contrário, ele é extremamente perigoso e você nem imagina o quanto.
Esse bichinho é uma lagarta-cachorrinho, que é chamada também de ‘carneirinho’ ou ‘gatinho’, podendo ser conhecido por outros nomes a depender de cada região do Brasil.
A lagarta-cachorrinho é encontrada em qualquer parte do território nacional, se alimenta de folhas de árvores frutíferas como por exemplo, abacateiro, goiabeira, ameixeiras, pé de amora e pessegueiros, etc…

Megalopygidae da ordem epidoptera, a lagarta de fogo é uma espécie venenosa e muitas pessoas sem saber com que está lidando, acabam tocando a lagarta.
Porém, é preciso saber que em contado com a pele ela provoca queimaduras que podem ser graves, causam dores extremas e podendo irradiar para várias partes do corpo.
Dependendo do contato e do estado de saúde da pessoa, como por exemplo, alguém que tenha alergia, a situação pode se complicar e levar até ao óbito por conta do alto grau de toxinas que esta lagarta possui.
Sintomas que podem surgir com o contato com a lagarta de fogo:
Ínguas, urina escura, surgimento de hematomas, febre alta, hemorragia e sangramento na gengiva.
O que fazer?
Em caso do contado com lagarta de fogo lave o local com água corrente e sabão, na sequencia aplique compressa de água quente. Contudo, como se trata de um ‘bichinho’ muito tóxico, o medico deve ser procurado.