A ex-BBB Josy Oliveira foi a óbito no último domingo, dia 05 de setembro, aos 43 anos de idade, após sofrer um AVC durante cirurgia para tratar um aneurisma.
O aneurisma cerebral acontece quando uma artéria no cérebro se dilata e por conta disso, a região fica irregular, a pressão sanguínea aumenta e o abaulamento da veia pode se romper.
Aneurisma cerebral é como uma “bexiga”; se ele se romper, pode causar hemorragia, levando a graves consequências e até a morte, como aconteceu com a ex-BBB.
E se o aneurisma se romper?
Se o aneurisma rompeu, os médicos precisam medir a quantidade de sangue que vazou no cérebro, com a maior brevidade possível.
No caso da ex-BBB, o aneurisma estourou no ano passado, em 2020, mas atingiu uma pequena parte do cérebro e assim, ela pode seguir com tratamento enquanto aguardava a cirurgia para restaurar a região afetada.
Dá para tratar?
Sim. Todos os casos podem ser resolvidos de forma cirúrgica, é difícil ter um caso em que não seja possível operar. No entanto, dependendo da localização do aneurisma, ele pode ser mais fácil ou mais difícil de ser acessado.
É importante dizer que o aneurisma pode se romper durante determinadas situações que exigem esforço do corpo, como durante o ato sexual, atividade física ou quando se coloca força para fazer cocô, por isso, quem tem aneurisma deve fazer uso de laxantes para facilitar a eliminação das fezes sem a necessidade de fazer muita força.